Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de setembro de 2010

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

A escola está localizada em Itaetê, pequeno município da Chapada Diamantina, em volta da unidade de ensino, encontram-se residências, igrejas evangélicas, a paróquia, o novo mercado municipal, casas comerciais diversas, cita-se bares, mercadinhos, casa de material de construção, padaria, loja de confecção, farmácia.  O poder aquisitivo das famílias em torno da escola varia de baixo a médio.
            Os alunos do Colégio Estadual José Américo Araújo são provenientes da zona rural e povoados são na maioria filhos de pequenos agricultores assentados pelo MST, outros são filhos de pequenos criadores de gado e uma minoria filhos de grandes fazendeiros radicados na região.
Os alunos residentes nessas regiões, com exceção dos filhos de fazendeiros, habitam em casas de adobe cobertas com telhas feitas em olarias artesanais, não possuem água encanada, mas possuem luz elétrica, aparelho de televisão, rádio e outros equipamentos eletroeletrônicos.  Os alunos da zona urbana são filhos de pequenos comerciantes, professores, funcionários públicos, empregadas domésticas e trabalhadores avulsos
Suas habitações localizam-se no centro da cidade, variando as residências de suntuosas para casa simples de alvenaria. Há também aqueles alunos, um grande número que tem sua residência localizada na periferia em terrenos sem infra-estrutura.
Muitos da clientela escolar contribuem com o orçamento familiar fazendo variados tipos de trabalho. Na época de colheita, vai para municípios vizinhos trabalhar nas fazendas de frutas, café e legumes.
O comercio nessa localidade vem se desenvolvendo bastante na tentativa de acompanhar o ritmo dos dias atuais. O município é carente de boas estradas, mesmo assim possui linha de transportes para todos os lugares que se desejar. O saneamento básico é muito precário. A rede de esgoto não possui tratamento, sendo lançada diretamente no rio que serve à cidade. A maioria das casas da zona rural não possui nem fossas sépticas. A saúde por ser carente a maioria da população utiliza o serviço de saúde pública (SUS).
Devido ao tamanho do município todos conhecem todos, por isso existe respeito mútuo, mas a violência permeia em muitos meios, principalmente entre os jovens e adolescentes usuários de drogas, que carecem de atenção por parte dos órgãos de segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário